A silly season já terminou, grande parte dos portugueses está de volta das férias e estamos a chegar àquela altura do ano em que as agências de comunicação se desdobram na produção e apresentação de propostas.
As empresas começam a pensar no ano seguinte, definem as ações que trarão retorno para os seus produtos/ marcas, nos planos de marketing e nos investimentos a ter. As empresas de comunicação devem ser um dos elementos integrantes de toda a estratégia dos seus clientes e, por isso, na hora de elaborar a proposta há que ter conhecimento dos objetivos que foram delineados.
Por isso, um briefing bem estruturado é essencial para resultar numa proposta de comunicação coerente com toda a estratégia definida.
Seguem alguns pontos essenciais que um briefing deve ter:
1) Breve histórico da empresa (quando se trata de um cliente novo) – é importante para perceber a missão, valores da empresa e a sua cultura;
2) Definição do público-alvo;
3) Pesquisas de mercado – alguma informação sobre como a empresa/produto é percecionada no mercado;
4) Concorrência – uma breve análise da concorrência direta;
5) Objetivos – é importante ser específico nos objetivos que se pretende atingir;
6) Estratégia – definição de negócio, análise SWOT, qual o caminho que pretende tomar para atingir os seus objetivos;
7) Budget – também é importante o cliente dar a informação do orçamento disponível, de forma a balizar a própria proposta;
8) Prazos – são essenciais para definição de toda a proposta de comunicação;
9) Informação adicional – alguma informação sobre outras campanhas, materiais de comunicação utilizados anteriormente que possam ajudar a contextualizar.
Boas propostas para todos nós!
@Joana Borges, Senior Communication Consultant