A amiga Carlsberg

guess what Comunicação, Digital, Relações Públicas 14 Março, 2013

A nova campanha da Carlsberg testa a amizade. Não aquela de programas de fim-de-semana, de saídas à noite ou de fotos do Facebook, mas sim aquela amizade capaz de levar alguém a ajudar um amigo às tantas da madrugada para o salvar de uma situação perigosa e ainda levar consigo 300€.

Capturado por câmaras ocultas, o filme que está na base desta campanha testa a amizade colocando várias pessoas numa situação limite de stress para saber até onde vão para ajudar um amigo. Nesta “prova”, os amigos têm de passar por ruas escuras, ser revistados por seguranças e encontrar personagens estranhas. No final, o teste é superado e surge a assinatura da marca… “That calls for a Carlsberg”.

Original, divertida e arrojada são os adjetivos que podem avaliar esta campanha. O conceito consegue captar a nossa atenção, o vídeo prende-nos ao ecrã e deixa-nos inevitavelmente a pensar a quem ligaríamos numa situação daquelas ou se algum dos nossos amigos conseguiria superar a prova.

Sendo a cerveja uma bebida tão social, a associação da marca à amizade não seria propriamente uma surpresa (aliás, outras marcas já o fizeram), no entanto, não deixa de ser uma forma criativa de abordar o tema. Interessante é também ver que, lá no meio da camaradagem masculina (comum neste tipo de anúncios), aparece uma amiga, uma mulher, que passa no teste e, no final, ainda vai (supomos nós) beber uma Carlsberg. Afinal, a cerveja já não só para homens!

E tu? Até onde irias por um amigo?