A importância do SEO numa estratégia digital

guess what Digital 28 Fevereiro, 2014

Devido ao rápido desenvolvimento das TI, conseguimos comunicar e trocar informação com milhões de pessoas em todo o mundo. Para as empresas, um dos maiores benefícios que a Internet trouxe foi a possibilidade de chegar a uma vasta audiência através de um simples website.

No entanto, a vasta informação na Internet trouxe também um problema: Como é que um website pode ser encontrado no meio de tanto website?

Os motores de pesquisa permitem-nos encontrar as páginas mais relevantes de produtos e serviços. Através de uma boa estratégia de SEO (Search Engine Optimization) podemos aumentar a visibilidade e melhorar o posicionamento do website nos resultados de pesquisa. O SEO visa optimizar um website de forma a se obter tráfego segmentado e qualificado.

Uma boa estratégia de SEO é assim fundamental para “alavancar” o nosso website nas pesquisas orgânicas e melhorar o posicionamento das campanhas de SEM (Search engine marketing). É algo que deve ser incorporado no início do desenvolvimento do projecto do website e estar constantemente a ser reforçado, quer na incorporação de novas keywords no site quer em acções de divulgação do nosso serviço/produto em outros websites/blogues.

Vantagens de SEO

  • Audiência altamente segmentada. Os visitantes só entram no site se estiverem activamente à procura por informação sobre os produtos ou conteúdo relacionado.
  • A grande maioria dos utilizadores prefere os resultados orgânicos do que os pagos.
  • Qualquer empresa pode concorrer com qualquer empresa.
  • O custo é muito baixo.
  • O retorno gerado é elevado

Desvantagem de SEO

  • Forte concorrência. Existem milhões de páginas indexadas pelos motores de pesquisa. Estar entre os primeiros resultados é, por isso, um enorme desafio.
  • Algoritmo em constante mutação. Os factores que determinam os rankings dos resultados nunca são conhecidos.
  • Falta de controlo. É impossível garantir rankings e cliques através de SEO.