Como abordar assuntos Tabu?

guess what Comunicação, Digital 2 Novembro, 2015

Existem sempre assuntos mais sensíveis ou que não são politicamente corretos para se ter numa conversa, no entanto não se pode deixar de falar neles.

Como se pode contornar esta situação? Talvez substituindo o tópico tabu por algo que seja aceite e completamente banal?

E se o tema sexo, numa conversa, passasse a ter o nome de código de chá, por exemplo? Isto poderia tornar-se, por vezes, complicado de perceber numa conversa corriqueira (e por vezes induzir ao erro!), mas para certos tipos de comunicação pode funcionar! O uso de algo simples e banal por vezes faz mais sentido na nossa cabeça do que algo que é visto como um tema proibido, isto facilita e simplifica a mensagem que se quer transmitir. No fundo, torna algo (supostamente) complexo em algo bastante simples.

A Thames Valley Police lançou um anúncio de serviço público, em que os mais variados cenários são explorados, para tentar explicar de forma simples que, tal como não se deve forçar alguém a tomar chá, também não se deve forçar alguém numa relação sexual.

Um tema tabu transformado numa mensagem simples (por vezes até cómica), tornar-se-á uma hipótese de comunicar assuntos (ditos) delicados?

 

@Mariana Zoio, Digital Trainee