Comunicação nas redes sociais

guess what Comunicação, Relações Públicas 23 Dezembro, 2008

Um texto recente do New York Times comenta as dificuldades sentidas pelo mercado publicitário norte-americano na sua abordagem ao mundo das redes sociais. Num terreno apetecível mas pantanoso, é preciso saber não impor a presença mas sim criar uma relação: “os membros das redes sociais querem passar tempo com os amigos e não com as marcas”.

A opção poderá passar por tornar as marcas “amigos” do seu público. Desenvolver uma estratégia baseada no entretenimento e na interactividade ou estimular o público com acções que dissipam as fronteiras entre o virtual e o real são duas formas de gerar dinâmicas relacionais fortes. A campanha Ícones, desenvolvida para o pré-marketing do recém-lançado Ford Fiesta é um bom exemplo. Ficam alguns números do primeiro reality show online, baseado no Hi5: 6500 participantes no casting, mais de 1 milhão de visualizações de vídeos, 20 mil visitas ao perfil do Hi5, 17 mil comentários ao perfil.