Crise nas Empresas

guess what Comunicação 6 Outubro, 2016

Esta é uma questão pertinente e com a qual os empresários são confrontados o longo do seu percurso profissional. Muitas vezes, os advogados e os assessores de imprensa/relações públicas (RP), vêem o seu papel na gestão de crises seguir caminhos contraditórios.

Para alcançar o equilíbrio e gerir eficazmente uma situação de crise, é importante que o advogado e o assessor de imprensa/RP trabalhem em equipa, de forma a desenvolverem um plano de comunicação integrado, baseado num conjunto de medidas que enfrentem o problema, em tempo real.

Reunir ambos numa sala para debater a situação, permite uma discussão aberta e detalhada de todos os pontos e divergências de opinião, com vista a implementar um plano simples de executar.

A atitude que o Administrador ou Diretor Geral da empresa deve tomar é a de conciliar os pontos de vista dos dois consultores, para fazer escolhas acertadas na gestão de pré e pós-crise, e proteger a notoriedade e reputação da companhia.

Quando a empresa encara o advogado e assessor de imprensa/RP como parte da sua equipa, a gestão do risco e ameaças iminentes a uma situação de crise, oferece mais garantias de sucesso. Não deverá haver uma razão para que ambos os consultores não colaborem em conjunto e desenhem uma estratégia coerente.

 

@Sofia Aguiar, Senior Communication Consultant