Dress code – Pijama

guess what Comunicação 21 Setembro, 2017

Em 2017 trabalhar a partir de casa ou remotamente não é apenas uma aspiração de funcionários fartos das viagens casa-trabalho/trabalho-casa. É uma realidade e é uma das grandes tendências das empresas cujo trabalho não precisa de ser feito obrigatoriamente num escritório.

Num artigo de 2016 o blog prototypr afirma que muitas das empresas com maior sucesso nos nossos dias permitem que os funcionários trabalhem remotamente e explica porque é que o trabalho a partir de casa está cheio de vantagens não só para os colaboradores mas também para a entidade empregadora.

Para os empregados as vantagens são tão óbvias que a prestigiada revista Forbes afirma num artigo também de 2016 que “para reter colaboradores, não há nada como a casa”. E no mesmo artigo realça que as empresas podem poupar até 11 mil dólares por ano com o trabalho remoto. Poupanças que podem passar por ter um escritório mais pequeno, por exemplo.

Em português as vantagens de trabalhar remotamente são sublinhadas por este artigo do site Nomadismo Digital, que refere poupança, maior produtividade e até um estilo de vida mais saudável associados a esta “nova” forma de trabalhar.

E até a conhecida empresa de gestão de escritórios “Regus”, sublinha que o trabalho remoto pode contribuir para uma maior concentração por parte dos trabalhadores.

Esta é uma realidade que “assenta como uma luva” (ou como um pijama) ao trabalho de comunicação. Haja um computador e internet e nós podemos trabalhar. Comunicadores de Portugal, fica o desafio: vamos trocar “casual chic” pelo dress code “pijama”?

@Susana Viana, Healthcare Division Manager