e-Health Inovação Portugal 2012

Guess What Comunicação 25 Maio, 2012

imagem e-Health

É já no próximo dia 30 de maio (4ªfeira), pelas 11h, no Auditório TMN, em Lisboa, que decorrerá a apresentação do estudo “e-Health Inovação Portugal 2012”. Trata-se do primeiro levantamento nacional dedicado às perceções, atitudes e níveis de literacia tecnológica de profissionais e decisores do sistema de saúde em relação às várias inovações associadas ao e-Health e TI’s relacionadas (TeleHealth, Mobile Health, Telecirurgia, Comunicação e interação com as comunidades, entre outras). A investigação envolveu 1500 profissionais de saúde, entre médicos, farmacêuticos e enfermeiros.

O “e-Health Inovação Portugal 2012” é uma iniciativa desenvolvida pela Guess What PR, cuja investigação foi executada pela Spirituc – Investigação Aplicada e coordenada pelo Prof. Paulo Moreira, Editor-in-Chief do international Journal of Healthcare Management, da Many Publishing de Londres. Não posso deixar de agradecer à Fundação Portugal Telecom (patrocinador); Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos e Sindicato dos Enfermeiros (apoio institucional) e ainda à Bug (responsável pela fantástica imagem do projeto). A todos eles o meu muito obrigado!

Programa

 

11h|Sessão de Abertura

Raul Mascarenhas – Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SMPS) – Em representação do Sr. Ministro da Saúde

Renato Póvoas – Guess What PR

 

11h20|Apresentação do estudo e-Health Inovação Portugal 2012

Rui Costa – Spirituc  – Investigação Aplicada

 

11h50|Análise às conclusões do estudo e-Health Inovação Portugal 2012

Paulo Moreira – Escola Nacional de Saúde Pública e Editor-in-Chief do International Journal of Healthcare Management

 

12h10| e-Health: A experiência em Espanha

Adolfo Muñoz Carrero – Especialista e investigador na área da Telemedicina e do e-Health no Institute of Health Carlos III, em Madrid.

Adolfo Muñoz Carrero é investigador da unidade Telemedicine and eHealth (Institute of Health “Carlos III”). Mestrado e Douturamento em engenharia de telecomunicações no Polytechnic University of Madrid, Espanha. Desde 1990 participa em vários projetos de investigação europeus para diversos Programas (RACE, ESPRIT, ACTS, AIM, IST, eTEN, CIP). É representante espanhol na CEN TC251-WG1, participa, entre outros projetos, no desenvolvimento da Norma Europeia das Comunicações EN13606-EHR, é membro do Committee 139 “Health Informatics” of AENOR, a agência de normalização espanhola.

 

12h40|

Perguntas e Respostas

 

13h00|

Encerramento