Guess What ajuda a desvendar os mistérios do placebo

guess what Comunicação 5 Novembro, 2013

A cardiologista Teresa Gomes Mota lança hoje, com o apoio da Guess What, o livro “O Admirável Placebo”, que fala sobre um dos mais enigmáticos temas das ciências médicas.

Qual Sherlock Holmes da ciência, Teresa Gomes Mota procura incessantemente a resposta a este enigma, e realiza um trabalho de reflexão clínica e de pesquisa da literatura científica produzida por investigadores dos quatro cantos do mundo.

Os resultados são claros: os estudos provam de forma inequívoca a importância da Arte da Medicina na abordagem terapêutica.

Trata-se de um trabalho muito abrangente que demorou dois anos a ser concretizado. Ainda que com o principal foco na medicina convencional, apresenta uma visão que procura ser inclusiva de outros paradigmas médicos e holísticos; disserta sobre um conjunto de pontos de vista praticamente ainda não explorados cientificamente e que poderão constituir bases para o desenvolvimento de projetos de investigação.

Teresa Gomes Mota pôde observar também que a comunicação eficaz e a relação entre o profissional de saúde e o doente, cada vez mais ameaçada por fatores como o aumento das tecnologias e a diminuição do tempo de consulta, é o verdadeiro efeito placebo e ainda o tratamento mais barato e potencialmente eficaz no tratamento de doenças.