I see cats everywhere!

guess what Comunicação, Publicidade 16 Setembro, 2016

Se há 20 anos nos dissessem que a Internet ia ser dominada por… gatinhos, certamente não acreditaríamos. Quem nunca perdeu minutos do seu a dia a ver um vídeo de gatinhos, que lance a primeira… sardinha!

E depois de conquistarem a Internet, os felinos invadiram a estação de metro londrina Clapham Common, mas por uma boa causa. Nas próximas semanas, os placards de publicidade da estação vão ter apenas imagens de gatos. Trata-se de uma campanha com o objetivo de angariar dinheiro para acabar com a publicidade (excessiva) na estação, e já conseguiu angariar 23 mil euros, o que equivale ao desaparecimento de pelo menos 68 placards de publicidade. Os protagonistas das fotos são gatos que estão para adoção em duas associações (Battersea Dogs & Cats Home, Cats Protection), que se aliaram a esta iniciativa com a esperança que esta campanha ajude a encontrar um lar para os seus felinos. O cérebro por trás desta ideia é Glimpse, um grupo de pessoas com um objetivo simples: usar a criatividade para o bem, e que pretendem através desta iniciativa mostrar um mundo “em que as pessoas se sintam bem nos espaços públicos”. “Em vez de pedirmos para comprar alguma coisa, nós estamos a pedir que pensem no que é realmente importante na vida. Podem não ser gatos, mas provavelmente é algo que não pode ser encontrado nas lojas”, um projeto intitulado “Citizens Advertising Takeover Service”, ou CATS.

Mas este não é a primeira vez que um grupo de cidadãos se manifesta contra a publicidade nas ruas, o semelhante já aconteceu em ParisMelbourneTeerãoTorontoNova Iorque. Será que estamos fartos de tanta publicidade? O facto de podermos pagar por um serviço sem publicidade, como o Spotify e Netflix,  é outro sinal de mudança.

@Tânia Espinheira, Creative & Designer Consultant