A Identidade Digital (ID), consultora de comunicação pertencente ao grupo Guess What PR dedicada à área das redes sociais, marketing digital e relações públicas online, e a Cision, uma das maiores empresa de monitorização de informação e análise do mundo, divulgam na próxima semana os primeiros resultados do Barómetro Social Media Portugal. Mensalmente são analisados quatro temas, dois permanentes – Política e Futebol, e outros dois variáveis. No mês de março a análise recaiu nas marcas de Café e Cerveja. Facebook, Twitter, Blogs, YouTube e Fóruns de Discussão são os canais de comunicação observados em permanência.
Alguns dos tópicos alvo de análise:
Política
» Qual o político mais referido nas redes sociais?
» O ministro com maior notoriedade?
» Qual o canal de comunicação mais utilizado pelos portugueses para falar sobre Política?
» Em que dia se falou mais nas redes sociais sobre determinado político?
Futebol
» Quem será o campeão do buzz nas redes sociais?
» Falamos mais no Facebook ou no Twitter? Ou será que são nos blogs onde se discute mais de Futebol?
» Será que os portugueses falam mais de Futebol ou Política nas redes sociais?
Café/Cerveja
» Qual a marca de Café/Cerveja com maior presença nas redes sociais?
» Quantas referências são geradas por estes setores ao nível de Facebook ou Twitter?
» Será que os portugueses discutem estas marcas e temáticas na blogosfera?
» Quais os dias e pretextos de maior buzz?
Os resultados apurados do Barómetro Social Media Portugal refletem uma análise diária e contínua ao longo de cada mês. Os highlights serão depois divulgados publicamente na primeira semana do mês seguinte. Mediante solicitação para o email geral@identidade-digital.com poderão ser disponibilizadas informações adicionais.
As redes sociais são reconhecidamente um território de influência que as marcas, instituições ou personalidades pretendem ganhar. Para além de gerar conteúdos é fundamental saber o que se diz, quem diz e de que forma o faz. O Barómetro Social Media Portugal é o mais abrangente report disponível sobre a esfera das redes sociais em Portugal, sendo um instrumento válido para todos os intervenientes que atuam na área.