O candidato que ganhou as redes

guess what Comunicação 15 Novembro, 2016

Donald Trump é presidente dos EUA. Até pode parecer ficção mas é realidade. A 20 de janeiro, o multimilionário e estrela de reality show tomará posse, sucedendo ao carismático Barack Obama. O assunto já foi estudado pela lente política, social, económica, entre outras. Mas como viram as redes sociais a eleição de Trump?

Um estudo da COMbyCOM debruçou-se sobre as redes sociais portuguesas e a forma como estas reagiram à noite eleitoral. Entre as 10 hashtags mais usadas, 8 diziam direta ou indiretamente a ver com as eleições. As eleições geraram 211,4 milhões de impressões, mais de 160 mil menções e moveram quase 100 mil utilizadores. Nas redes sociais venceram as mulheres. A maioria dos posts feitos sobre o assunto foram escritos por mulheres (63 por cento). O sentimento demonstrado pelas redes foi predominantemente neutro (47 por cento) e negativo (31 por cento). Apenas 22 por cento das publicações foram positivas.

Também a blogosfera portuguesa opinou. Segundo um estudo da plataforma Blogs Portugal, mais de metade (55 por cento) dos blogues portugueses que escreveram no dia 9 de novembro sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, referiram-se ao republicano de forma negativa. 45 por cento dos blogues consideraram neutro o resultado das eleições e cinco por cento, optaram por um tom positivo, conclui a análise do diretório Blogs Portugal em conjunto com a Guess What. As opiniões sobre Trump nos blogues portugueses tiveram eco em mais de 500 mil seguidores nas redes sociais.

Donald Trump percebeu cedo a importância das redes sociais e já lhes reconheceu grande importância na sua vitória: “The fact that I have such power in terms of numbers with Facebook, Twitter, Instagram, et cetera, I think it helped me win all of these races where they’re spending much more money than I spent. And I won,”. Ainda assim, Trump prometeu ser mais comedido mas não resistiu a uma alfinetada ao NY Times. Mais sobre a ligação de Trump com as redes sociais aquiaqui ou aqui.