O valor das RP

PR

Conta-nos uma das nossas colegas que este fim-de-semana, quando lhe perguntaram que curso tinha tirado e ela respondeu “Relações Públicas”,  a reacção imediata foi “e em que discoteca trabalhas” ?

Nos últimos anos passámos (nas agências e nos Departamentos de Comunicação) de Relações Públicas para Consultores: em Comunicação, em Marketing, em Public Affairs, em Digital, em Media Relations, etc. Mas o ADN RP continua e, se calhar, a confusão também.

Lembrei-me da campanha “The Business Case for Public RelationsTM”, uma iniciativa da Public Relations Society of America (PRSA) destinada a descodificar o papel das Relações Públicas e a melhorar as percepções públicas sobre o real valor desta área.

A definição estratégica do projecto contou com a participação de responsáveis de grandes empresas como a Edelman, a GolinHarris, a Hill & Knowlton e a Ketchum e consta que os resultados foram bem positivos (esta é uma campanha de 2009-2010). Em Portugal, temos hoje uma geração de grandes profissionais a trabalhar em comunicação que questionam, defendem, levantam a área. Valeria a pena pensar em algo semelhante?