Parlez-vous bullshit?

guess what Comunicação 27 Setembro, 2013

Hoje “roubamos” o título (e o texto) à PR Week para falar num assunto que não é novo: a importância da verdade na comunicação.

O problema é conhecido de todos os que trabalham na área: jornalistas que acusam assessores e empresas de enviar constantemente informações duvidosas ou distorcidas – o que se pode chamar de “bullshit” -, assessores que vivem entre a importância de mostrar o melhor ângulo da estória aos media e não perder o fio condutor da objectividade dos factos e clientes que, muitas vezes, não têm noção do verdadeiro valor da sua estória para os media (seja atribuindo maior ou menor importância mediática do que a que realmente tem).

Vale a pena ler o texto da PR Week. Mas, acima de tudo, vale a pena lembrar que comunicar de forma o mais exata e verdadeira possível é a única forma de criar relações de longo prazo com os media. E com os clientes, pela longevidade da sua actividade de comunicação.

(Ou isso, ou resignar-se a ser eternamente olhado como um pequeno Pinóquio de cada vez que almoçamos com um jornalista…)