Será que somos velhos demais para usar as redes sociais?

guess what Digital 8 Janeiro, 2016

Geralmente, quando pensamos em redes sociais pensamos em jovens a atualizar o seu perfil de Facebook ou a partilhar fotos e vídeos no Instagram e Snapchat. Não é à toa que hoje em dia se chama aos jovens entre os 10 e os 30 a “geração selfie”, tal é a ligação que os mais novos têm aos seus smartphones e às redes sociais. E esta observação levou o nosso colega Mark Henderson da agência de comunicação australiana VIVA!, parceira da Guess What na rede Global Health PR, a escrever um artigo no qual questiona se há uma idade limite para usarmos as redes sociais.

E neste mesmo artigo podem encontrar-se opiniões de vários autores, uns que consideram que o “idosismo” (do inglês “ageism”), discriminação das pessoas mais velhas, se justifica nas redes sociais e outros que defendem que as redes sociais são de facto terreno para jovens e que os gestores das páginas deveriam ser sempre pessoas com menos de 25 anos, que cresceram com as redes sociais sempre presentes nas suas vidas.

A experiência que temos na Guess What mostra-nos que em Portugal as várias redes sociais são como diferentes habitats, com “fauna” muito diversa entre si e que se define também por idades, mas não só. Se o Linkedin tem utilizadores mais velhos, em idade laboral e com objetivos de carreira definidos, o Snapchat, por exemplo, é uma rede dominada sobretudo por adolescentes com personalidade tão volátil como a duração dos conteúdos que esta rede suporta. O Twitter e Instagram são também redes com um perfil bastante jovem, mas mais maduro que o Snapchat.

Já o “todo-o-poderoso” Facebook é uma espécie de farmácia: tem de tudo. E esta característica agrada às marcas, que acabam apenas por ter que adequar o tom da comunicação para atrair o seu público preferencial. Mais novo ou mais velho, desde que não seja infoexcluído, deve estar por lá.

A menos que a marca queira comunicar com maiores de 65 anos. Aí é melhor optar pela velhinha televisão.

 

@Susana Viana, Senior Communication Consultant