Deixo aqui aquelas que, na minha opinião, são as principais conclusões do livro Socialnomics do autor Erik Qualman que recomendo vivamente.
1) No futuro deixaremos de procurar as notícias; em vez disso, serão as notícias a vir ao nosso encontro, ou então seremos nós a criá-las. Esse futuro já está a acontecer.
2) Nem todas as grandes ideias de marketing viral precisam de se originar no departamento de marketing. É prudente associar-se a programas populares que já são um êxito de público.
3) As empresas e as pessoas eficientes apreciam o feedback negativo por via dos media sociais. Os comentários dos clientes/utentes que identificam áreas a necessitar de melhorias são verdadeiramente inestimáveis.
4) As más empresas perdem tempo a tentar suprimir ou manipular comentários negativos no âmbito dos media sociais. As boas empresas dedicam o seu tempo a dar uma resposta às queixas dos clientes/utentes.
5) Os consumidores querem interagir e apropriar-se das marcas e gabar os seus produtos preferidos; é deixá-los fazer isso!
6) As empresas que fornecem bons produtos e serviços serão as vencedoras num mundo da Socialnomics e sairão derrotadas as empresas que se limitam a apregoar rebuscadas mensagens publicitárias. O gráfico/rede social é o maior e o mais poderoso programa de recomendação do mundo.
7) O trabalho dos profissionais de marketing deixou de se centrar unicamente na criação de produtos e na captação de consumidores e requer agora que estejam atentos, dialoguem e reajam às necessidades de clientes potenciais e factuais.