Socialnomics – A Era das Redes Sociais

Guess What Digital 4 Julho, 2010

Socialnomics

Deixo aqui aquelas que, na minha opinião, são as principais conclusões do livro Socialnomics do autor Erik Qualman que recomendo vivamente.

1)      No futuro deixaremos de procurar as notícias; em vez disso, serão as notícias a vir ao nosso encontro, ou então seremos nós a criá-las. Esse futuro já está a acontecer.

2)      Nem todas as grandes ideias de marketing viral precisam de se originar no departamento de marketing. É prudente associar-se a programas populares que já são um êxito de público.

3)      As empresas e as pessoas eficientes apreciam o feedback negativo por via dos media sociais. Os comentários dos clientes/utentes que identificam áreas a necessitar de melhorias são verdadeiramente inestimáveis.

4)      As más empresas perdem tempo a tentar suprimir ou manipular comentários negativos no âmbito dos media sociais. As boas empresas dedicam o seu tempo a dar uma resposta às queixas dos clientes/utentes.

5)      Os consumidores querem interagir e apropriar-se das marcas e gabar os seus produtos preferidos; é deixá-los fazer isso!

6)      As empresas que fornecem bons produtos e serviços serão as vencedoras num mundo da Socialnomics e sairão derrotadas as empresas que se limitam a apregoar rebuscadas mensagens publicitárias. O gráfico/rede social é o maior e o mais poderoso programa de recomendação do mundo.

7)      O trabalho dos profissionais de marketing deixou de se centrar unicamente na criação de produtos e na captação de consumidores e requer agora que estejam atentos, dialoguem e reajam às necessidades de clientes potenciais e factuais.