Decorreu entre 6 e 7 de Maio, em Paris, a reunião anual da GLOBALHealthPR, a network internacional de agências de comunicação independentes da qual fazemos parte desde Março deste ano.
Um conjunto de reuniões intensas e particularmente enriquecedoras sobre a comunicação em Saúde nas suas mais diversas vertentes. Algumas notas a reter:
- Globalmente a indústria farmacêutica está muito atenta ao desenvolvimento dos Social Media mas muito receosa em participar de forma activa
- Os vários Sistemas Nacionais de Saúde estão cada vez mais apertados de bugdet e a entrada/aprovação de medicamentos inovadores vai ser cada vez mais complicada
- No Japão as redes sociais, como por exemplo o Facebook, têm fraca implementação porque o povo japonês é particularmente introvertido e não gosta que outros saibam da sua vida
- Na Índia o trabalho de comunicação é tão complicado que por vezes obriga a que um Press Release seja adaptada para 14 dialectos diferentes
Colegas de todo o mundo muito simpáticos e case studies super-interessantes (já trouxe ideias para Portugal!) ao nível local, regional e global. Um especial agradecimento à nossa colega francesa Marie-Helene, que tão bem tratou de nós durante os três dias.