Vacinar: sim ou sim, sem qualquer questão.

guess what Comunicação 23 Setembro, 2015

No âmbito das cerimónias do aniversário dos 50 anos do PNV, um dos temas abordados foi a questão dos benefícios da vacinação face à não vacinação. E o alerta foi dado: “Quando surgem pais que não querem vacinar os filhos, os profissionais de saúde devem explicar-lhes quais os riscos que se correm com essa atitude”.

Com a chegada do outono e inverno, a preocupação com a proliferação de vírus e bactérias na sociedade aumenta e atinge em especial idosos e crianças. Muito embora seja nesta altura que se promovam mais campanhas de vacinação, as vacinas que constam no PNV (cerca de 13) seguem um calendário próprio.

As vacinas induzem o nosso sistema imunitário a produzir anticorpos específicos contra um determinado microorganismo. Assim, no caso de um microorganismo invadir o corpo de uma pessoa previamente vacinada, os anticorpos já existentes em seu organismo impedem que a doença nele se instale. Por isso se diz que as vacinas são usadas para a prevenção de certas doenças.

Nos últimos tempos muitos pais têm vindo a deixar de vacinar os seus filhos e, mais grave, a promoverem campanhas de não vacinação, nomeadamente nas redes sociais e blogs. Alguns pais não vacinam os seus filhos por razões religiosas, outros pelo receio de reações adversas ou por não estarem convencidos de que a relação benefício-risco das vacinas seja favorável. Sejam quais forem as razões deverão repensar nas suas atitudes pois, as famílias que optam por não vacinar colocam em risco não apenas os seus filhos, mas também todos os que têm contato com eles.

É importante realçar que todo o conhecimento científico acumulado confirma que o risco de a pessoa desenvolver uma complicação séria em decorrência da vacina é bem menor do que o de contrair a doença que ela previne.

As vacinas são benéficas. Os pais não têm o direito de negar as vacinas a seus filhos. O direito que os pais têm de decidirem seus filhos deriva de um dever: o dever de os proteger.

@Andreia Sá, Senior Communication Consultant