When Offline meets Online

guess what Digital 16 Fevereiro, 2017

Como todas as relações existem altos e baixos, momentos bons e outros menos bons, mas é exatamente por isso que é preciso haver dedicação, trabalho e acima de tudo paixão, e na junção da comunicação offline com a online não é diferente!

Com um mundo cada vez mais presente no online e com produtos/serviços no mundo offline é importante, e um desafio, saber como captar a atenção nos visores de smartphones, tablets e computadores para algo que esteja numa loja, por exemplo.

Com uma comunicação integrada pensada estrategicamente para atuar tanto offline como online é possível criar campanhas e resultados bastante significativos, e satisfatórios, dois exemplos dessa situação são o vinho espanhol Monólogo e o jornal britânico The Times. São dois exemplos, bastante distintos, que mostram como a combinação do offline e online funciona, um a nível de campanha outro a nível de estratégia de comunicação.

No caso do Monólogo foi feita uma campanha online que, apelando ao nome do vinho, desafia os utilizadores do Twitter a escrever sobre a sua visão particular do mundo, porquê esta rede social? Por ser o local online onde se partilham… monólogos! Foram posteriormente reunidas 150 citações e foi elaborado um livro, construído do online para o offline. Para além disso, foram ainda distribuídas as citações nos rótulos dos vinhos como edição especial da marca. Esta campanha resultou num aumento de vendas e ainda no aumento de comunidades online, e muito possivelmente um aumento de fidelização com a marca.

O jornal The Times não cruzou os braços e não desistiu da sua versão offline (nem da online) e graças a uma estratégia orientada, conseguiu manter o número dos seus subscritores da versão em papel mais elevado que o número dos subscritores digitais. Como? Mantendo os valores que os seus leitores tanto admiram. O The Times agora é publicado digitalmente quatro vezes por dia durante a semana semana: durante a noite, às 9h, ao meio-dia e às 17h; reduzindo para três publicações ao fim-de-semana: durante a noite, meio-dia e 18h. O objetivo deste jornal era garantir que, independentemente da plataforma em que é lido, a nova experiência digital do Times traduz o mesmo estilo, profundidade e amplitude da escrita que a edição impressa.

O número de casos de sucesso destes “casamentos” na comunicação é cada vez maior, e não deixa de ser um ótimo desafio, e talvez uma oportunidade, para as marcas/empresas/agências de comunicação criarem a diferença.

@Mariana Zoio, Digital Consultant