Estima-se que, em Portugal, cerca de oito mil pessoas vivem com Esclerose Múltipla (EM), uma doença inflamatória crônica e degenerativa que é uma das mais comuns do Sistema Nervoso Central, sendo a principal causa de incapacidade neurológica nos adultos jovens.
Com base neste facto, consciencializar para a doença e ajudar quem com ela vive foi o grande objetivo de um Concerto Solidário EM alerta laranja, que decorreu em plena pandemia, no dia 30 de maio, pelas 21h00.
Criar uma ação que pudesse assinalar de forma diferente o Dia Mundial da Esclerose Múltipla.
A estrela escolhida foi Carolina Deslandes que subiu a um palco virtual, para um evento (e concerto) com apresentação de Joana Cruz e apoio de uma médica para explicar em que consiste a doença.
Este grande momento, para além de entreter, possibilitou ajudar os doentes na difícil gestão da EM em mais de 5 mil euros, uma doação pela Merck.
A mecânica implementada foi: por cada visualização única do concerto, a Merck doou 1€, verba atribuída à ANEM, SPEM e TEM.
Para a divulgação/comunicação do momento houveram dois momentos:
– Online – redes sociais e influenciadores (Carolina Deslandes, António Raminhos, Agir, A CRUSH ON, Diana Chaves, Joana Cruz, entre outros)!
– Assessoria de Imprensa