A infertilidade, definida como a incapacidade de um casal conceber ou levar a bom termo uma gravidez, depois de, pelo menos, um ano de relacionamento sexual regular sem qualquer proteção, afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
Em Portugal, não existem dados concretos sobre o número de mulheres, homens ou casais inférteis, mas sabe-se que em 2015 nasceram no nosso país 2504 crianças após tratamentos de fertilidade, representando 2,9% do número total de nascimentos ocorridos nesse ano. Isto significa que, nalguns casos, é possível ultrapassar este problema e, por isso mesmo, a Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) e Sociedade Portuguesa de Medicina de Reprodução (SPMR) , com o apoio da Merck, aproveitaram o Dia Mundial do Sonho, assinalado a 25 de setembro de 2020, para encorajar os casais portugueses a não deixarem de sonhar com a parentalidade e lançaram uma campanha nesse sentido.
A mensagem era clara: não desistir. “O sonho de ter filhos é um ato de coragem e, felizmente, a medicina já evolui muito no sentido de torná-lo real. Não é um caminho fácil, é importante que os casais tenham não só uma equipa médica multidisciplinar a acompanhá-los, mas é também importante ter uma rede de suporte entre os familiares e amigos, que devem respeitar este sonho”.
Esta foi uma campanha que teve um vídeo como principal veiculador de mensagem mas cuja comunicação acabou por ser multicanal porque foi divulgada através de:
Comunicar/sensibilizar para o tema da fertilidade.
Visualizações no Youtube da Merck
Audiência estimada em Media
Alcance com Branded Content
Alcance através de influenciadores
Transmissão de vídeo na TV
Transmissão de vídeo em cinemas
Alcance em mupis digitais