O Instagram lançou, este mês, uma nova funcionalidade que permite a publicação de fotografias e vídeos em conjunto com outra pessoa.
Através do Instagram Collabs é possível convidar alguém a ser coautor das nossas publicações, sendo que a mesma publicação irá aparecer nas duas contas diferentes em simultâneo. Assim, irão aparecer os dois nomes no header, a publicação estará presente em ambos os perfis e os seguidores das duas contas terão acesso ao mesmo conteúdo. Também os insights serão comuns para as duas contas, que acabarão por partilhar os likes, os comentários e as partilhas de cada um dos colaboradores na mesma publicação.
No entanto, não será possível adicionar instantaneamente a nossa publicação a outro perfil. Após fazermos o convite, a outra pessoa receberá uma notificação nas suas direct messages e poderá aceitar ou recusar o pedido em causa para ser coautor.
Mas, afinal, como é que posso usar esta ferramenta?
Passo 1: Clique no + no canto superior direito do Instagram e escolha se quer criar um Post ou um Reels;
Passo 2: Carregue em Tag People;
Passo 3: Clique na opção Invite Collaborator que irá aparecer;
Passo 4: Procure a conta de Instagram que pretende convidar e clique para selecionar;
Passo 5: Carregue em Done para guardar as configurações;
Passo 6: Por último, carregue em Share para partilhar a sua publicação.
Assim que o segundo perfil aceitar, os nomes das duas pessoas/marcas serão destacados na publicação, que, por sua vez, chegará aos seguidores de ambos, sem esquecer que o número de interações também se tornará o mesmo.
Esta funcionalidade ainda está disponível apenas para contas profissionais, pelo que já há vários influenciadores portugueses a utilizá-la, nomeadamente Mariana InStyle, Bárbara Bandeira e Franck Travel.
Agora a pergunta para a qual todos querem saber a resposta: Que vantagens tem esta nova funcionalidade? O alcance, quando comparado a uma publicação colocada num único perfil, será superior. Além de abrir caminhos para novos públicos e potenciais seguidores, os níveis de interação aumentarão também.
Esta é uma ótima oportunidade para as empresas conseguirem atingir, assim, o público de determinado influenciador, sem abdicar dos seus seguidores. Esta união irá, então, maximizar o alcance e as marcas conseguirão ainda tirar partido do engagement do influenciador para aumentar o seu.
Rita Góis, Communication Trainne