A comunicação interna deve ser encarada como uma ferramenta estratégica que consolida a identidade da empresa junto do público interno, o primeiro a ter acesso à informação. Os colaboradores são as pessoas com maior autenticidade para transmitir os valores da organização, já que vivem diariamente a cultura empresarial e assimilam tanto os aspetos positivos como negativos. Uma estratégia de comunicação adequada leva ao incremento de mais diálogo, motivação e integração. Amplia a visão do colaborador sobre a empresa, cria envolvimento, incentiva a produtividade e garante a divulgação eficaz da informação dentro da empresa.
Não nos podemos esquecer que grande parte da informação produzida no seio de uma organização pode causar impacto na vida dos colaboradores e até mesmo alguma confusão por não ter sido divulgada da melhor forma. Para mais, é natural que muitos dos colaboradores das empresas desconheçam a missão e valores da empresa que os contratou. Os processos de recrutamento são intensos, dentro de timings apertados e em alguns casos, sem uma estratégia de onboarding bem orientada.
No entanto, antes de definirmos quais as ferramentas adequadas para uma comunicação interna eficaz, será importante fazer um levantamento completo do que existe, na sua dinâmica e atividades previstas. Recentemente a Guess What lançou o Inward, um novo serviço de consultoria para a otimização e energização da comunicação interna, que contribui para elevar as diferentes valências das empresas-alvo e promover uma forte integração dos colaboradores.
O Inward dirige-se especialmente a médias e grandes empresas de Portugal Continental e Ilhas e oferece uma abordagem integrada e personalizada, projetada para energizar as equipas internas, criando uma comunicação clara, eficaz e alinhada com os objetivos e valores corporativos. Ao fazer isso, o serviço não só promove uma maior coesão entre os colaboradores, mas também contribui diretamente para o sucesso e crescimento das organizações. Para o efeito utilizamos um conjunto de novas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no sentido de otimizar a recolha de informação e resultados. Pretendemos concretizar um modelo de consultoria estrutural com impacto direto no sucesso de uma empresa, independentemente da sua área de atuação.
Jorge Azevedo, Managing Partner