A comunicação em saúde é um desafio pela necessidade de transmitir conceitos complexos de forma simplificada, mas que tem de ser simultaneamente apelativa e cativante.
Num contexto em que a informação está disponível de uma forma tão imediata, em tantos meios, em que qualquer pesquisa online devolve uma avalanche de informação e conselhos, é cada vez mais premente a disponibilização de informação fidedigna, credível e pertinente.
Por isso, são cada vez mais urgentes e importantes os projetos de literacia em saúde. Mas o que se entende efetivamente por literacia em saúde? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, este conceito envolve “ser capaz de aceder, compreender, avaliar e utilizar informações e serviços de saúde de forma a promover e manter uma boa saúde e bem-estar”.
É fundamental encontrar formas de partilhar informação esclarecedora, com conteúdo relevante e que possa ter um impacto real na promoção da saúde individual e coletiva. A importância de adoção de hábitos de vida saudáveis, o conhecimento de indicadores de referência e o estar alerta para sinais e sintomas são elementos que podem ser trabalhados e partilhados.
Os projetos nesta área devem por isso ser capazes de contribuir para a promoção e manutenção de uma boa saúde e bem-estar. É preciso, para tal, num primeiro momento, definir claramente que objetivo pretende atingir e a quem se direciona e a partir daí delinear o caminho que vamos percorrer, com que meios.
A variedade de formatos disponíveis abre um mundo de oportunidades em que digital e físico interagem e complementam-se, no sentido de alertar, informar e sensibilizar. Na escolha da forma, é também fundamental ser capaz de criar proximidade com o público. Aquilo com que nos identificamos capta a nossa atenção e envolve-nos.
Os projetos de literacia em saúde não são apenas iniciativas educativas: são missões desenvolvidas em conjunto. Cada ação que torna a informação mais clara, acessível e envolvente ajuda a construir uma comunidade mais informada, que toma decisões mais conscientes.
Alexandra Sobreira, Senior Healthcare Consultant


