Barbie… A famosa boneca da Mattel que fez (e continua a fazer) parte da infância de tantas gerações acabou de lançar a “Barbie astronauta”. Parece ser só mais uma das tantas edições da Mattel mas é muito mais que isso.
A Mattel desenhou esta edição da boneca, em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e com Samantja Crispara – única mulher astronauta da organização -, tudo para encorajar um sonho de menina pouco comum: “Quando for grande quero ser cientista, engenheira ou astronauta. Posso ser o que quiser sem limites”
Mas o projeto da marca é muito maior que isto. A Barbie astronauta faz parte da campanha Dream Gap Project da Mattel, uma campanha, materializada em vídeo (com mais de 192 619 visualizações no Youtube), que mostra que as crianças, logo aos 5 anos, começam a deparar-se com estereótipos culturais que sugerem que as mulheres não são tão inteligentes como os homens e que, por isso, não podem ter profissões como: astronautas, engenheiros, presidentes, CEO’s. Este facto, apresentado por várias meninas, é refutado quando explicam que: todos podemos ser o que quisermos sem limites!
Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=FZ8Sgkq74XA
Na sequência do lançamento desta campanha, e para além do vídeo em cima apresentado, a marca tem tido várias ativações reais e nas redes sociais. Inclusive algumas crianças foram conhecer, ao vivo, a Samantja Crispara.
Mas afinal qual é mesmo a minha opinião? Simplesmente conseguiram, de forma brilhante, desenvolver uma estratégia de comunicação e marketing muito bem integrada.
Há um lançamento de produto que vai gerar receitas para companhia, acompanhado de campanha de comunicação e sensibilização para um tema que preocupa todos nós em pleno século XXI: a igualdade de género. Só podia mesmo ser a Mattel.
#closethedreamgap
Vanessa Rolim, Communication Consultant