No dia a dia fluído e, por vezes, caótico do mundo da comunicação, há algo de mágico nas equipas que reúnem uma mistura de mentes criativas e especialistas em diferentes áreas. A eficácia muitas vezes reside na habilidade de integrar diversas perspectivas e competências e é necessário explorar a importância desta multidisciplinaridade na comunicação.
Vivemos numa era em que a comunicação está em constante evolução e é cada vez mais necessário cruzar conhecimentos e ideias. Aqui, as equipas multidisciplinares surgem como o fator chave das estratégias comunicacionais. Cada profissional, com um background distinto – seja Design, Tecnologia, Marketing, Relações Públicas – traz consigo uma visão única que nos permite criar ideias e conceitos que nos ajudam a transformar desafios em oportunidades.
Esta diversidade de backgrounds e skills não deve ser vista apenas como uma opção estratégica; deve ser vista também como uma necessidade da comunicação moderna. Isto, claro, se todos concordarmos que a diversidade de perspectivas alimenta a inovação e que leva ao desenvolvimento de soluções que ultrapassam as fronteiras do comum. São estes detalhes, o chamado “extra mile”, que nos permitem oferecer respostas mais completas e adequadas a todos os desafios e marcar pela diferença.
Acredito que a empatia, a capacidade de compreender diferentes perspectivas, é a essência da comunicação impactante e nas equipas multidisciplinares, a diversidade de experiências e vivências gera naturalmente empatia e compreensão para com o outro, traduzindo-se em comunicações autênticas e capazes de criar uma conexão genuína com o público-alvo.
Todos os grandes objetivos se atingem com muito esforço, muito trabalho, mas nunca se atingem sozinhos. Estas equipas são compostas por mais do que colaboradores; são compostas por pessoas que se entreajudam, que partilham e que evoluem juntas, sempre com os olhos postos no sucesso comum.
Ana Varela, Junior Communication Consultant