Tendências para o Design Gráfico em 2020

Guess What Comunicação, Design 27 Janeiro, 2020

Num mundo cada vez mais digital, a componente visual ganha mais importância e representa a oportunidade ideal para passar mensagens que fiquem na memória.

Chegou 2020 e com ele o início de uma nova década e, por sua vez, novas tendências para o design gráfico. 

Vejamos o que se espera para este ano:

3D e Realismo

Graças às oportunidades dos recursos modernos de tecnologia e software, em 2020 vamos continuar a ver mais composições impressionantes de design gráfico em 3D. Além disso, para ser mais criativo, os designers costumam combiná-lo com outras realidades, como fotos e objetos bidimensionais.

Aposta no Monocromático

Temos vindo a assistir a uma tendência dos designers de utilizar um efeito monocromático nas imagens. Em 2017, a grande moda tinha sido o duotone (dois tons), mas agora a tendência evoluiu para uma versão ainda mais simplificada. Os filtros monocromáticos são usados em fotos ou elementos parciais na composição gráfica.

Efeitos Metálicos

O uso de materiais metálicos no design gráfico estabeleceu-se como algo inovador para a identidade de marca e para o design de produto. Por regra, essa tendência requer um design minimalista, já que o foco recai no próprio efeito metálico. Percebemos que os designers usam principalmente o ouro por transmitir luxo, classe e bom gosto. Para tornar o efeito ainda mais impressionante, é possível combinar essa tendência com outras técnicas, por exemplo, o cunho – muito utilizado em materiais físicos de identidade de marca, como cartões-de-visita.

Tipografia

Decorada com flores, formas geométricas e elementos mais criativos, a tipografia artística é certamente a solução perfeita para chamar a atenção. Combinada com a tendência maxi tipográfica das tendências de design gráfico 2019, a tipografia artística vai com toda a certeza, destacar-se em 2020!

Máscaras e Imagens

A máscara de imagem e texto não é uma nova técnica para o mundo do design, mas ainda parece bastante moderna em 2020. Como deixa uma grande parte da imagem para trás, não revelada, ajuda a obter uma aparência misteriosa e minimalista. 

Arte Linear

A tendência da tipografia e dos elementos de contorno, que foram bastante massivos durante 2018 e 2019, está agora a evoluir para padrões e desenhos de arte em linha totalmente ilustrados e animados. Clean, elegante e discreta, a arte em linha é um dos estilos de decoração preferidos nas tendências de design gráfico 2020.

Colagens de Desenhos e Fotografias

Os designers têm vindo a combinar fotos reais com ilustrações simples que substituem partes da fotografia, ou interagem com ela, algo parecido com o doodling, mas que aposta um pouco mais na criatividade. Esta tendência ajuda a conseguir uma imagem da composição mais informal, personalizada, feita à mão e, de um modo geral, também mais divertida.

Ilustrações Simplificadas

Usar ilustrações em design gráfico não é novidade. Os designers geralmente incorporam ilustrações para transmitir conceitos, ideias e comunicar melhor as suas mensagens. 

Ilustrações Isométricas

As ilustrações isométricas estão na lista de tendências há muitos anos e, logicamente, passaram por muitas transformações. Geralmente usadas ​​para infografias, são o estilo preferido devido à sua capacidade de ilustrar um objeto tridimensional numa superfície bidimensional.

Padrões e Texturas

Padrões e texturas estavam há algum tempo fora do palco, quando o design plano reinou na web. Agora vemos um aumento no uso de padrões e textura, mas não necessariamente usado da maneira tradicional. Combinar vários padrões num design ou apenas secções do padrão que cobrem a tela será a norma em 2020.

Design Geométrico

Como muitos designers tentam alcançar a simplicidade nos seus trabalhos, o uso de formas geométricas simples ainda é uma das principais tendências no campo para 2020. Os desenhos geométricos podem parecer simples, mas na verdade exigem muito trabalho para recriar uma composição que partilha o significado certo para as pessoas entenderem.

Líquidos

Ao contrário das formas geométricas, que têm curvas estritamente fixas, as formas líquidas sugerem criatividade, agilidade e movimento. Muitas vezes combinadas com outros efeitos, como semitransparência, cores brilhantes e gradientes, são também uma grande tendência para 2020!

Mafalda Matos, Creative & Design Manager