É oficial: entrámos na silly season!
Chega agosto e Portugal para. O trânsito abranda, a caixa de entrada enche-se com emails de out of office e chega a calmaria de um mês feito de emigrantes, férias e turistas.
No verão, muitos clientes querem “desacelerar” a comunicação. É justo, o descanso é importante e todos precisamos de fazer reset. Mas será que faz sentido desaparecer por completo do digital? Será que deixamos de consumir conteúdo durante as férias?
Os portugueses passam, em média, cerca de 2h18* nas redes sociais diariamente. Isto significa que em, pelo menos, duas horas do seu dia estão a fazer scroll. Mesmo que, em agosto, possam tentar desconectar-se, o hábito está criado. Inevitavelmente, entre um mergulho e outro, vão pegar no telemóvel e consultar as suas redes. Estes são momentos-chave que não devemos desvalorizar, pois, se “ninguém” está a comunicar, não será a altura ideal para o fazer?
Este é o momento de fazer diferente e remar contra a maré. Não se trata de manter o ritmo e ignorar as mudanças de hábitos no verão. Podemos (e devemos) pensar na melhor estratégia para esta época, adaptar a forma como comunicamos, repensar os formatos e definir quais as redes prioritárias. É sobre focar os esforços onde a audiência está mais ativa. No fundo, vamos deixando a semente para a marca não cair no esquecimento e poder colher os frutos mais tarde.
Claro que há casos e casos. Negócios sazonais têm outras dinâmicas. Mas, se os tirarmos da equação, será pertinente parar por completo e voltar em setembro à espera de resultados? Ao desaparecer durante um mês inteiro, estamos a dar espaço para que outras marcas ocupem o lugar na mente (e no feed) do nosso público.
Por isso, devemos adaptar a comunicação, apostar em conteúdos mais leves e definir prioridades, mas não devemos, nunca, desaparecer por completo. Claro, que depende do negócio em questão, por isso, como em tudo no digital, o segredo é testar.
E se estás a ler isto nas tuas férias, acho que acabei de provar o meu ponto.
Boas férias e até setembro!
*Digital in 2025 in Southern Europe by Meltwater and We Are Social
Maria Gomes, Digital Consultant