Já ouviste falar em Social Listening?

Não é segredo para ninguém que as redes sociais são fundamentais para qualquer marca. Mas serão elas apenas uma plataforma de transmissão? Não, as redes sociais podem ser muito mais do que isso se forem utilizadas sob uma Estratégia Digital em torno do alcance das pessoas certas! Mas, afinal, do que precisam as marcas para atingir este objetivo? Social Listening é a palavra-chave!

O Social Listening é um processo que segue as conversas sobre diferentes tópicos, frases, palavras-chaves ou até mesmo marcas e empresas específicas, promovendo insights para que se consiga descobrir oportunidades ou criar conteúdo para determinado público. Apesar de se associar a monitorização das redes sociais ao Social Listening, a verdade é que isto vai muito além da monitorização e resposta às questões ou comentários sobre certa marca ou empresa. O Social Listening permite extrair insights chave de conversas sociais que, mais tarde, podem ser aplicadas a uma Estratégia Digital.

A importância de acompanhar menções e notificações torna-se cada vez mais necessária, sabes para quê? Para que se consiga um melhor engagement com o público que se pretende atingir! Contudo, se analisarmos o contexto e as tendências através das conversas nas redes sociais, podemos chegar à conclusão de que o Social Listening fornece um insight extremamente importante, nomeadamente no que diz respeito às necessidades do nosso target

Na minha opinião, esta é, sem dúvida, uma ferramenta bastante útil para a comunicação de qualquer marca ou empresa. Já conhecias o conceito de Social Listening?

Adriana Fernandes, Communication Consultant

Partilhe