O ano de 2020 trouxe um novo fator totalmente desconhecido que, a par de todas as transformações a que assistimos diariamente provocadas pela tecnologia, revolucionou os padrões de hábitos de consumo e a esfera profissional. O Marketing sempre foi uma área em constante evolução, com uma necessidade extrema de adaptação ao surgimento de novas tecnologias, assim como às mudanças inerentes ao comportamento do mercado.
O chamado “novo normal”, imposto pela pandemia da COVID-19, gerou impactos profundos na economia e na sociedade, mas também em todas as organizações que se viram obrigadas a reinventar e a adaptar os seus processos internos a uma nova realidade. Assim, na maioria das organizações, uma das principais consequências foi justamente a aceleração da transformação digital e a implementação de ferramentas de mobilidade. Num mundo cada vez mais conectado e virado para “dentro de casa”, o Digital ganhou uma nova importância não só ao nível humano, mas também para os gestores de pequenas, médias e grandes empresas. Contudo, a exigência de resultados concretos e mensuráveis também aumentou: a experiência do cliente e a sua interação com os diversos canais digitais nunca foram tão importantes como agora.
Perante o cenário em questão, é provável que se assista a uma série de mudanças nos processos até então vigentes, como a utilização de novas abordagens e estratégias de Marketing, adesão a ferramentas de trabalho mais ágeis e flexíveis, o aumento da concorrência digital em todos os setores de atividade e ainda o crescimento do e-commerce. Além disso, no Marketing do pós-pandemia, a relação entre o budget e a criatividade será também um dos principais desafios, uma vez que todas as empresas viram o seu orçamento reduzido.
Neste seguimento, é importante apostar numa combinação de estratégias focadas na análise de dados e na performance, ressalvando a importância da definição de métricas e objetivos. Também o aumento da criação de conteúdos interativos, o crescimento do TikTok e do Reels e a utilização de chatbots são alguns dos pontos emergentes que deverão ser considerados durante a definição de uma estratégia de Marketing no período do pós-pandemia.
Catarina Costa, Digital Consultant