É certo que todos os anos surgem novas tendências na área do Design. E, apesar de já estarmos a meio de janeiro, acho que ainda venho a tempo de abordar as principais tendências do Design para 2021!
- Design 3D
O Design 3D não é uma novidade, mas está cada vez mais desenvolvido e dinâmico. Aliás, não é por ser uma arte que produz a realidade com mais facilidade que deixa de ser divertida. Por exemplo, o 3D, na criação de personagens através de formas que se afastam da representação real do corpo humano, pode dar origem a figuras “fora da caixa”.
Além disso, o Design 3D vai passar também a estar mais presente em websites e em aplicações de telemóvel, visto que a ascensão da Realidade Virtual e o desenvolvimento constante dos softwares têm possibilitado o alto desempenho de novas plataformas online.
Num mundo cada vez mais digital, o Design 3D será uma ferramenta capaz de fazer a diferença, permitindo que uma marca se destaque ou se reinvente. Por exemplo, vejamos o caso dos museus: devido à pandemia, precisaram de adotar as ferramentas virtuais como uma solução para as visitas.
- Natureza
Estamos cada vez mais conscientes da importância da preservação do meio ambiente. E, com isto, têm surgido mais marcas que exigem características que respeitem a Natureza, como a escolha de materiais reciclados/recicláveis.
Assim, este ano, também o mundo visual destas marcas vai ter inspiração na Natureza, utilizando, por exemplo, esquemas de cor terrosos, linhas fluídas e formas orgânicas.
- Ilustrações de Personagens
Tal como no 3D, as personagens ilustradas vão ser exploradas de forma distinta, mas não só em composições estáticas.
Os desenhos animados estão presentes na nossa vida há muito tempo, mas o desenvolvimento da animação de ilustrações passará também a ter o seu lugar em websites, de forma a desenvolver a dinamização.
Além disso, as ilustrações de personagens vão continuar a ser utilizadas em campanhas publicitárias, assumindo um papel de “mascote” da marca. Assim, com o desenvolvimento das ferramentas e o processo criativo, serão atingidos resultados variados e personalizados que, consequentemente, vão dar às marcas a oportunidade de se destacarem.
- Formas Geométricas
Sejam ilustrações ou tipografia, a base são as formas geométricas. Estas são as estruturas de personagens, mas têm também vindo a ganhar individualmente um papel de destaque na comunicação.
Caracterizadas pela simplicidade, em 2021, serão exploradas de modo a criarem resultados semelhantes a obras de arte abstrata, através da multiplicação das formas, dando origem a criações mais complexas que passarão a ser a identidade visual da marca.
- Web Design e o Movimento
Uma menção constante nas tendências para este ano são os websites. A imposição de nos tornarmos mais digitais é uma realidade e, por isso, é importante desenvolver, melhorar e inovar a interação do utilizador com as páginas online.
A simplicidade é uma característica geral das variantes do Design para 2021, mas não é por isso que deixamos de ter resultados dinâmicos. E em UI/UX, as animações vão ter um papel fundamental para comprimir esse objetivo.
Como já referi anteriormente, as ilustrações animadas serão integradas no Web Design, mas também os vários elementos da estrutura, como os botões ou mesmo o scroll/mudança de página, terão movimentos subtis, fazendo toda a diferença para o aumento das interações.
Carolina Dourado, Designer