No panorama corporativo atual, a reputação e a influência no mercado de uma empresa são pilares fundamentais para o seu crescimento sustentável. Por esse motivo, uma estratégia integrada entre comunicação corporativa e public affairs é essencial para que a empresa apresente uma imagem institucional coesa e robusta junto dos stakeholders do seu interesse.
Enquanto a comunicação corporativa gere a imagem corporativa interna e externa da empresa direcionada para os colaboradores, clientes e público em geral, public affairs concentra-se em criar relações e diálogos com os Poderes Políticos e Regulatórios, atuando em defesa dos interesses da empresa.
A sinergia entre estas duas áreas permite que a empresa construa uma narrativa consistente e credível que, por um lado, atraia o colaborador a juntar-se à empresa e o consumidor a adquirir o produto ou serviço fornecido pela mesma e que, por outro lado, robustece os argumentos da empresa e a capacidade de influenciar os decisores políticos a tomar decisões que beneficiem o negócio. Adicionalmente, se a empresa possuir uma comunicação alinhada, com mensagens bem definidas, esta conseguirá gerir crises de uma forma mais rápida e estratégica, minimizando os impactos negativos e salvaguardando a confiança do cliente e stakeholders.
As organizações que alinham as suas estratégias de comunicação e relações institucionais com práticas ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) destacam-se no mercado e conquistam um maior apoio público e político, fortalecendo a sua imagem como agentes de transformação social.
Assim, a Comunicação Corporativa alinhada com Public Affairs não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas crescerem de forma sustentável e fortalecerem a sua reputação e influência no mercado de forma coesa e com argumentos robustos e credíveis que criarão uma imagem positiva na mente dos clientes e decisores políticos.
Rita Moreira, Public Affairs & Healthcare Consultant