A greve dos motoristas (agora terminada, mas com nova data marcada para setembro) dominou a agenda mediática portuguesa durante o mês de Agosto.
Segundo a Cision foram divulgadas 8.241 notícias sobre a greve, entre 12 e 18 de Agosto, dias que correspondem ao período da paralisação.
No entanto, não estão aqui contabilizadas as notícias que já anteviam a greve e que provocaram as corridas aos postos de abastecimento por parte de muitos portugueses.
A ANTRAM (Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias) teve 46% de referências.
Ocupando assim o pódio de menções e em segundo lugar esteve o SNMMP (Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas), com 36% de menções.
Logo de seguida, surge Pedro Pardal Henriques, porta-voz do SNMMP, com 30% de referências.
Os sites informativos foram os que contabilizaram o maior volume de artigos sobre este tema, com 47% (3.873) do total de notícias.
A televisão registou 40% das referências à greve (3.296), equivalentes a 205 horas de transmissão. A rádio somou 10% das notícias (824) e a imprensa 3%(247).
Durante este mês todos vimos inúmeras aberturas de telejornais, capas de jornais e diretos realizados sobre este tema.
Foram realizadas várias entrevistas que, muitas das vezes, pouco ou nada acrescentavam de construtivo ou informativo à história.
Bem como foram vários os momentos em que jornalistas faziam diretos de postos de abastecimento onde a atividade decorria de forma completamente normal (com algumas exceções no Algarve).
Penso que a silly season vivida no mês de agosto contribuiu para um exagero mediático desta situação, principalmente quando grande parte da vida de todos nós decorria de uma forma absolutamente normal.
Em setembro veremos como uma nova greve se irá desenrolar na comunicação social e se, de facto, a silly season foi o grande impulsionador de todo o mediatismo de agosto.
Fonte:Meios e Publicidade