Pela primeira vez em Portugal foi realizado um estudo sobre quais as agências, marcas e marketeers com quem ou onde gostariam de trabalhar os profissionais do mercado publicitário. O estudo da consultora Scopen Portugal (divulgado aqui na Meios & Publicidade) contou com a participação de 391 profissionais de 39 agências (criativas/digitais e de meios), onde a agência criativa O Escritório, a agência de meios Carat, o Lidl e a sua Diretora de Marketing, Filipa Appleton, foram destacados como sendo os favoritos.
A consultora já promovia, a cada dois anos, o barómetro Agency Scope dirigido aos marketeers de empresas anunciantes líderes em Portugal, mas os estudos agora realizados (Best Agency to Work For, Best Brand to Work e Best Marketeer to Work With) têm como alvo os profissionais do mercado publicitário e quais as agências, marcas e marketeers com os quais preferem trabalhar. Os inquiridos indicaram até três agências como as melhores para trabalhar, sendo que a primeira recebia cinco pontos, a segunda três pontos e a terceira um ponto. No caso das marcas e dos marketeers também foi eleito um top três, não existindo um sistema de pontuação conforme a ordem de escolha, de modo a que os participantes selecionassem aqueles que consideram uma referência no mercado. As respostas foram todas abertas, ou seja, não havia uma lista de sugestões nem de agências ou marcas no mercado, sendo as respostas livres e dadas de forma espontânea.
Assim, e no mercado português, a agência O Escritório revelou ser a mais atrativa para trabalhar, seguida da Uzina, Fuel, ComOn, Fullsix, Havas, FCB Lisboa, Wunderman Thompson, Stream and Tough Guy, Legendary e The Hotel.
A Carat destaca-se no primeiro lugar do ranking das agências de meios mais atrativas para trabalhar, à frente da PHD, Initiative, Arena, Havas Media e OMD (ex-aequo), Dentsu Aegis Network, iProspect, Publicis Media e Wavemaker.
Para os profissionais do mercado publicitário, o Lidl é a marca mais atrativa para trabalhar no mercado português (das mais de 200 mencionadas pelos inquiridos). Seguem-se a Vodafone, Ikea e Super Bock (ex-aequo), Coca-cola, Control, Nike, McDonald’s, Continente, NOS e Sagres.
No que se refere aos profissionais de Marketing, o Lidl continua a reunir consenso com Filipa Appleton a surgir na primeira posição de marketeers com quem gostariam de trabalhar. Seguem-se também Tiago Simões (Continente), Leonor Dias (Vodafone), Rita Torres Batista (NOS) e Helena Gouveia (Ikea).
Sara Martinho, Consumer & Lifestyle Division Manager