A inovação de um clássico

A cor do ano 2020 é o Azul Clássico.

No mundo das marcas o azul está maioritariamente associado à tecnologia. E são muitas as grandes marcas que servem de exemplo: Samsung, Facebook, LinkedIn, Paypal, Skype… entre muitas outras.

É considerada uma cor segura, pois transmite a determinação da marca e cria uma a relação de segurança com o consumidor. Mas não é só isso que faz do azul uma cor segura. Nos dois tipos mais comuns de daltonismo – protanopia e deuteranopia -, o azul é a cor menos afetada. Talvez seja esse o motivo para a cor do Facebook ser azul, uma vez que o fundador da marca, Mark Zuckerberg, sofre deste mesmo distúrbio.

Este ano, a empresa Pantone foi mais além e, apesar da escolha ser um clássico, decidiu inovar e associar a cor a experiências multissensoriais, a partir de uma abordagem que vai além do visual. Como? Associou-se a várias marcas que introduziram o som, gosto e textura neste novo formato. Exemplo disso é a Firmenich, a maior empresa de aromas, que criou uma essência para o “sabor” e “cheiro” do PANTONE Classic Blue

O Pantone deste ano é, assim, claramente, uma fonte de inspiração para um ano confiante e inovador.

Carolina Dourado, Designer

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