Trabalhar e estudar? Sim, é possível!

Estão a trabalhar mas ainda gostavam de voltar a estudar? Não tenham medo de arriscar. Ser trabalhador-estudante parece algo impossível, mas, na realidade, é tudo uma questão de força de vontade e de organização.

Este artigo serve para vos mostrar que com dedicação e uma boa gestão de tempo é possível fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Pela experiência que estou a ter, uma vez que estou a trabalhar e a tirar mestrado ao mesmo tempo, trago-vos, na primeira pessoa, três dicas muito simples para conciliar o trabalho, os estudos e, claro, a vida pessoal!

  • Gerir o tempo 

Procura organizar o teu tempo consoante aquilo que tens para fazer. O primeiro passo é organizares os horários de trabalho com os horários escolares. Se estiveres a ter dificuldades em fazê-lo tenta falar com os teus chefes para teres um horário mais flexível ou até mesmo com os teus professores. Uma boa gestão de tempo vai determinar o teu sucesso!

  • Elaborar uma agenda 

Para conseguires organizar o teu tempo da melhor maneira possível cria uma agenda de trabalho (vai ser a tua melhor amiga, acredita). Para mim, é um auxílio imprescindível porque posso colocar em cada dia da semana tudo aquilo que tenho para fazer, o que me permite ser muito mais organizada. Para não te sentires saturado/a reserva tempo para momentos de lazer ou de diversão porque, acredita, vai dar mais cor à tua agenda. 

  • Ter foco e não desanimar

É normal chegares a uma altura do ano em que te sentes mais pressionado e sufocado com a quantidade de trabalho que tens para fazer. Mas pensa nos teus objetivos e naquilo que vais conquistar se ultrapassares todos esses obstáculos! A solução é parar um pouco e sair para respirar, para passear o cão ou até mesmo para beber um café com os amigos. Tudo se faz a seu tempo, por isso não metas tanta pressão em ti porque tal nunca dá bom resultado! 

As minhas dicas ficam por aqui. São três passos muito simples, mas que fazem toda a diferença na minha gestão de tempo. Pensem sempre que nada é impossível, basta ter dedicação! 

Adriana Fernandes, Communication Trainee

Partilhe