Todos nós, que trabalhamos na área de comunicação (especialmente em agências de comunicação), precisamos muito de criatividade. Precisamos diariamente de ideias diferentes e de ações inusitadas que acrescentem valor. Tudo isto para conseguir comunicar as mensagens dos nossos clientes, ao mesmo tempo que cativamos a atenção do seu público.
Pois bem, a má notícia é que nem todos os dias são bons dias e nem sempre é fácil ser-se criativo. Quem nunca pensou para si mesmo: “Que desafio difícil, já pensaram em tudo”? Assumo que penso assim algumas vezes e acredito não ser a única. Alguém mais está comigo?
No entanto, a boa notícia é que nós, na área de comunicação, não somos pessoas para nos deixar influenciar por pensamentos negativos e desistir. E, na verdade, ainda não pensaram em tudo! Aliás, existem formas de estimular a nossa criatividade que vão ajudar, e muito, a que os dias maus se transformem em bons. Vou revelar algumas dicas que funcionam comigo.
- LER MUITO
Já sei que todos os consultores de comunicação têm uma vida muito ocupada, mas não há nada como encontrar um bom livro para estimular a criatividade, seja ele técnico ou não. Pode até mesmo ser um romance, um thriller ou #QUALQUER-COISA-QUE-QUISERES! Isto porque, ao ler, criamos imagens na nossa cabeça de cada história, o que, inevitavelmente, vai estimular a nossa criatividade. É juntar o útil ao agradável, dois em um.
- O QUE SE FAZ LÁ FORA?
É importante também pesquisar e analisar campanhas de comunicação a nível internacional. Horas de pesquisa diria… A pesquisa prévia é tão importante, por vezes, como a execução de ideias. Não estou a dizer para fazermos cópias de campanhas (óbvio!), estou apenas a dizer que é bom estar informado e conhecer bem a área em que trabalhamos.
- JUNTAR OS COLEGAS
“Nenhum homem é uma ilha”, já dizia John Donne, e eu concordo. Várias cabeças juntas pensam sempre melhor do que uma, especialmente se tivermos a falar de diferentes experiências e idades. Por isso, juntem a vossa equipa e partilhem ideias! Afinal de contas, ideias geram ideias.
- CONECTAR E ESCREVER
Algo que também acho fundamental é escrever todas as ideias num caderno e depois rever tudo para as conectar. Uma ideia isolada pode não fazer grande sentido, mas se juntarmos várias ideias podemos chegar a algo incrível.
- MUDAR DE LOCAIS DE TRABALHO
Por último, acho que é importante andar ou sair de frente do computador, do escritório ou da sala onde se costuma trabalhar. Por vezes, um estímulo diferente de local pode dar-nos a ideia de que tanto precisamos. Há pessoas que, estando o dia todo ao computador, não têm ideias, mas se forem correr ou andar de bicicleta podem ter a ideia que tanto procuravam.
Vanessa Rolim, Communication Consultant