Os resultados das eleições legislativas de 2025 redefiniram o panorama político português, antecipando-se que o novo ciclo governativo seja pautado por incertezas, mas também por novas oportunidades para o setor empresarial.
Neste cenário, a consultoria em Public Affairs assume um papel estratégico para as empresas que pretendem antecipar riscos, identificar oportunidades para o seu negócio e criar um diálogo construtivo com os decisores políticos, reforçando a sua reputação junto dos interlocutores institucionais e da sociedade.
Estas competências, por sua vez, revelam-se especialmente importantes em períodos de incerteza e de transformação, como os ciclos eleitorais e as transições de governo, que podem trazer alterações legislativas de grande impacto para os diversos setores da economia.
Além disso, a mudança de equilíbrio parlamentar resultante das eleições legislativas de 2025 — marcadas pelo crescimento de determinados grupos parlamentares e pela eleição de um novo partido — contribuiu para uma maior fragmentação da Assembleia da República, sendo, por isso, essencial que as empresas tenham a capacidade de se adaptar a este novo quadro parlamentar, abrindo caminho para novos diálogos e relacionamentos com as forças políticas emergentes.
É aqui que a consultoria em Public Affairs possui um papel crucial e estratégico, apoiando as empresas na identificação de riscos e oportunidades para o seu negócio, na monitorização do ambiente político e regulatório, na análise de políticas públicas e no desenvolvimento de estratégias de advocacy, possibilitando a criação de um relacionamento construtivo junto dos stakeholders e decisores políticos. Isto permitirá às empresas, perante a instabilidade governativa, prepararem-se para o novo ambiente político português e, desta forma, assegurar a sua competitividade e resiliência no atual contexto de governação.
Os próximos anos serão, por isso, decisivos para o ecossistema empresarial português, podendo impactar diversos setores, desde energia, saúde, sustentabilidade, tecnologia, habitação e investimento estrangeiro. Contudo, a aposta em estratégias de Public Affairs permite que as empresas estejam mais bem posicionadas para antecipar estas alterações políticas e regulatórias, influenciar processos de decisão e prosperar num contexto político em constante transformação.
Deste modo, a nova legislatura, embora marcada por alguma incerteza, poderá ser uma oportunidade para as empresas fomentarem a sua participação no debate político, assim como terem uma voz ativa nas decisões políticas que as afetam.
Mónica Santos, Public Affairs Consultant