Recentemente a Guess What celebrou mais um ano de experiência no mercado e apresentou uma nova imagem associada a um novo conceito de trabalhar em Relações Públicas: Human Data, Creative Thinking. Isto significa, na prática, que, enquanto consultores de comunicação, vamos continuar a desenhar e implementar estratégias de comunicação criativas, como sempre fizemos, mas com maior fundamento na recolha e análise de dados em várias fases. Importa referir que quando falo em dados estou a referir-me a factos e estatísticas que são recolhidos para referência e análise!
E porque é que os dados são tão importantes na área da Comunicação? Na minha opinião, são importantes para conhecermos o contexto, a realidade e o comportamento do público com o qual vamos trabalhar e, por consequência, para conseguirmos desenhar estratégias e ações de comunicação direcionadas e efetivas. Além disso, os dados são ainda importantes para, no final, analisar o impacto de todo o trabalho implementado: só assim saberemos se a campanha foi ou não de sucesso e cumpriu os objetivos iniciais.
Afinal, números e comunicação fazem um bom match, principalmente no início e no fim das campanhas. Para fundamentar esta premissa partilho, neste blog post, um dos percursos que faz sentido no trabalho de Relações Públicas, onde os dados assumem um papel de destaque.
PESQUISA E ANÁLISE DE DADOS
Em primeiro lugar, devemos fazer uma pesquisa dos dados necessários e adequados à campanha de comunicação. Podemos encontrar dados credíveis através de plataformas online, à distância de um clique (sendo que umas plataformas são gratuitas e outras não). No entanto, em casos mais específicos, e na ausência de evidências, podemos também realizar, com o apoio de parceiros especializados, inquéritos, questionários, entrevistas, observações/trabalho de campo ou focus group, e a partir daí retirar conclusões bastante interessantes.
Partilho algumas plataformas online com dados úteis para o trabalho de Relações Públicas:
- Pordata
- Instituto Nacional de Estatística
- Marktest
- Eurostat
- Fundação Francisco Manuel dos Santos
- Banco de Portugal
- World Bank
- Index Mundi
- European Central Bank
- Publicações OMS
- SNS
- CAEM
- Cision
- Our World in Data
Depois de uma pesquisa intensiva é hora de analisar e tirar conclusões, criando um caminho a seguir na estratégia de comunicação. Toda a estratégia deve ser pautada pela experiência da equipa e, sempre que possível, fundamentada nestes dados que tornam a campanha de comunicação num nível superior de execução.
INTERESSE PELOS INPUTS EM TODA A CAMPANHA
Depois de desenhada uma estratégia de comunicação e decididas as ações a implementar, é importante não descurar a análise constante dos dados de impacto da campanha. Ou seja, devemos olhar para os dados e questionar se a campanha está, ou não, no bom caminho.
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS (DADOS) DAS CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO
No fim de todas as campanhas de comunicação devemos ainda apresentar um relatório com os dados finais de impacto da campanha, nomeadamente o número de notícias que o tema obteve, a audiência dessas notícias, os números alcançados através de branded content ou alcance de influenciadores e outros alcances digitais provenientes de redes sociais.
Vanessa Rolim, Communication Consultant