Aprender a ler a crise

Guess What Comentário à Atualidade, Contabilidade 1 Outubro, 2020

Em época de pandemia, a saúde, sendo a principal, não é a única preocupação. Como é sabido, a COVID-19 terá como triste companheira uma profunda e grave crise financeira. Se para os países e empresas há ajudas, para as famílias esses apoios, existindo, devem ser acompanhados por prudência e…informação.

Assim, sugiro alguma bibliografia recente. Saído há poucas semanas, “Domine as suas Finanças Pessoais – E tenha uma vida melhor” é a novidade de Luís F. Lourenço, dedicado às finanças pessoais desde 2009 e formador na mesma área. Em 150 páginas, o autor explica, de forma simples e em linguagem comum, como podemos ter controlo sobre as nossas finanças e sobre a nossa vida. O livro pretende preencher a lacuna de preparação da generalidade das pessoas em termos de gestão financeira pessoal

Também recentemente saiu o “Contas-Poupança – Vença a Crise com Inteligência e Aprenda Tudo sobre os seus Direitos”, escrito pelo jornalista Pedro Andersson. À semelhança da sua rubrica televisiva, dá dicas de poupança, neste caso, sobre temas atuais como: criar um fundo de emergência para fazer face a uma situação de crise, financiar-se a si próprio sem precisar de recorrer a créditos ou renegociar os contratos de serviços para pagar menos.

Mas o principal é sempre seguir o bom senso, assim como regras simples: não gastar mais do que se tem, planear todas as despesas mensais e poupar, por muito pouco que seja, para um aperto.

Paulo Pereira, Chief Financial Officer