Como podemos ser mais criativos?

Guess What Comunicação, Relações Públicas 29 Julho, 2021

Todos nós, que trabalhamos na área de comunicação (especialmente em agências de comunicação), precisamos muito de criatividade. Precisamos diariamente de ideias diferentes e de ações inusitadas que acrescentem valor. Tudo isto para conseguir comunicar as mensagens dos nossos clientes, ao mesmo tempo que cativamos a atenção do seu público. 

Pois bem, a má notícia é que nem todos os dias são bons dias e nem sempre é fácil ser-se criativo. Quem nunca pensou para si mesmo: “Que desafio difícil, já pensaram em tudo”? Assumo que penso assim algumas vezes e acredito não ser a única. Alguém mais está comigo?

No entanto, a boa notícia é que nós, na área de comunicação, não somos pessoas para nos deixar influenciar por pensamentos negativos e desistir. E, na verdade, ainda não pensaram em tudo! Aliás, existem formas de estimular a nossa criatividade que vão ajudar, e muito, a que os dias maus se transformem em bons. Vou revelar algumas dicas que funcionam comigo. 

  1. LER MUITO

Já sei que todos os consultores de comunicação têm uma vida muito ocupada, mas não há nada como encontrar um bom livro para estimular a criatividade, seja ele técnico ou não. Pode até mesmo ser um romance, um thriller ou #QUALQUER-COISA-QUE-QUISERES! Isto porque, ao ler, criamos imagens na nossa cabeça de cada história, o que, inevitavelmente, vai estimular a nossa criatividade. É juntar o útil ao agradável, dois em um. 

  1. O QUE SE FAZ LÁ FORA?

É importante também pesquisar e analisar campanhas de comunicação a nível internacional. Horas de pesquisa diria… A pesquisa prévia é tão importante, por vezes, como a execução de ideias. Não estou a dizer para fazermos cópias de campanhas (óbvio!), estou apenas a dizer que é bom estar informado e conhecer bem a área em que trabalhamos.

  1. JUNTAR OS COLEGAS 

“Nenhum homem é uma ilha”, já dizia John Donne, e eu concordo. Várias cabeças juntas pensam sempre melhor do que uma, especialmente se tivermos a falar de diferentes experiências e idades. Por isso, juntem a vossa equipa e partilhem ideias! Afinal de contas, ideias geram ideias. 

  1. CONECTAR E ESCREVER

Algo que também acho fundamental é escrever todas as ideias num caderno e depois rever tudo para as conectar. Uma ideia isolada pode não fazer grande sentido, mas se juntarmos várias ideias podemos chegar a algo incrível. 

  1. MUDAR DE LOCAIS DE TRABALHO

Por último, acho que é importante andar ou sair de frente do computador, do escritório ou da sala onde se costuma trabalhar. Por vezes, um estímulo diferente de local pode dar-nos a ideia de que tanto precisamos. Há pessoas que, estando o dia todo ao computador, não têm ideias, mas se forem correr ou andar de bicicleta podem ter a ideia que tanto procuravam. 

Vanessa Rolim, Communication Consultant