Como será o “novo-normal” o pós-COVID-19?

Guess What Insights 24 Junho, 2020

Nos tempos conturbados que vivemos em que a informação é a base de uma melhor resposta para enfrentarmos o futuro, é fulcral o entendimento de várias perspetivas para o nosso país. O que se segue? Esta é a pergunta que todos fazem. O futuro não é o que pensávamos que seria até há bem poucos meses.

É cada vez mais claro que a nossa época será definida por um marco fundamental: o período anterior à COVID-19 e o “novo-normal” que agora se inicia e surgirá na era pós-viral. Nesta nova realidade sem precedentes, vamos presenciar a uma reestruturação da ordem económica e social – face às inúmeras consequências que já provocou – nas quais as instituições, empresas e a sociedade têm sido tradicionalmente construídas. Neste sentido, na Guess What pretendemos contribuir para a reflexão e o debate sobre o que este “novo-normal” poderá implicar e de que forma os seus contornos irão diferir dos que anteriormente moldaram as nossas vidas.

Num momento em que economia recomeça paulatinamente e, ainda marcada por grandes incertezas, estamos em crer que é importante ouvir diferentes interlocutores e sensibilidades de diferentes áreas transversais – economia, saúde, ambiente, turismo.

Tendo isto em consideração, tentamos responder à questão: Como será o “novo-normal” pós-COVID-19? Neste sentido, partilhamos diferentes perspectivas – APAT – Associação dos Transitários de Portugal, AMRR – Associação de Marcas de Retalho e Restauração, ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável, Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, Iberdrola Portugal, Prof. Doutor Paulo K. Moreira, e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo – sobre a forma como as instituições, empresas, economia e sociedade como um todo podem desenvolver estratégias para responder a este contexto de pandemia e preparar-se para o “novo-normal”.

Veja aqui o relatório completo