Data Intelligence na Comunicação: medir o que importa

Num mundo repleto de dados, como aquele em que vivemos, de que forma os podemos transformar em informação? E, mais do que isso, em informação capaz de ultrapassar os muitos desafios ao nível da comunicação? Estas são questões a que a Data Intelligence consegue dar resposta, em áreas que vão da previsão e análise de campanhas de comunicação, segmentação de mensagens para o público-alvo, otimização de conteúdos, identificação de novas ideias e conceitos de comunicação, melhoria da experiência de marca, gestão de reputação, entre várias outras.

Mas do que se trata quando se fala de Data Intelligence? A definição passa pelo uso de ferramentas de inteligência artificial e de aprendizagem automática, que permitem analisar e transformar conjuntos massivos de dados em informações inteligentes, posteriormente usadas para melhorar os serviços e os investimentos.

Aplicada à comunicação, torna-se uma ferramenta capaz de mudar não só a forma como os dados são recolhidos, mas sobretudo como são analisados e utilizados para moldar as estratégias de comunicação. Ou seja, tem o potencial de mudar a própria comunicação, algo essencial sobretudo nos dias de hoje, em que a mudança é uma constante e constante é também a necessidade de compreender as questões, as perceções, motivações e comportamentos do público-alvo.

Porque não basta comunicar. É preciso que essa comunicação seja cada vez mais direcionada e personalizada, que chegue a quem é destinada e possa ter, como resultado, a ação pretendida, proporcionando uma vantagem competitiva num cenário cada vez mais complexo e com recursos mais finitos.

Mas a Data Intelligence consegue mais, permite prever o potencial impacto de ameaças à reputação, passando da simples monitorização de problemas para uma abordagem mais preditiva, o que confere à empresa a possibilidade de se antecipar a estas ameaças; consegue detetar oportunidades; avaliar a eficácia das campanhas de comunicação ou detetar oportunidades inexploradas.

E melhor ainda, a Guess What já tem à sua disposição estas ferramentas. Desafie-nos com um problema!

Partilhe