Para os menos entendedores, Glocalização é uma tendência que advém da Globalização em fusão com a necessidade de procura e exigência do “Local”, aproveitando todos os benefícios da Globalização mas valorizando e enaltecendo a vicissitudes, benefícios e autenticidade do que é único e exclusivo daquele local em especifico.
Identificada a alguns anos atrás, finalmente e de forma crescente vamos vendo exemplos claros a serem apresentados, principalmente pelas marcas no sentido de aumentar a proximidade com os seus consumidores considerando essencialmente a sua cultura.
Desde o exemplo da Vans, à entrada da Mercadona em Portugal até à criação de um gelado exclusivo da Häagen-Dazs só para o mercado Português, vemos um posicionamento claro das marcas na transferência de “poder” para o lado dos consumidores, assumindo o mote de Exclusividade, Únicos e quase de “o cliente tem sempre razão”.
Significa isto que as marcas estão, e as que não estão deviam estar, cada vez mais atentas aos seus consumidores que exigem cada vez mais personalização, elementos culturais identificativos de exclusividade e originais para se sentirem valorizados e únicos.
Sinais de adaptação e fusão das Marcas à cultura e comunidades em que estão inseridas.